O que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
O Planejamento Estratégico (PE) é o processo de formulação de objetivos e estratégias de médio e longo prazo que fazem com que uma organização possa melhor enfrentar os desafios do contexto para realizar sua missão.
O planejamento se chama estratégico porque ele está orientado para o longo prazo, para a realização de objetivos estratégicos. A estratégia representa um conjunto de decisões que molda o caminho escolhido para chegar ao objetivo. A estratégia é uma resposta organizacional que busca dar respostas às demandas e desafios do contexto. Ser capaz de formular e implementar uma estratégia é a ponte para o futuro.
O resultado do processo de planejamento estratégico é sistematizado em um Plano Estratégico. O Plano deve ser atualizado constantemente, de forma a se transformar num processo contínuo de formulação e re-formulação de estratégias. Sem isso, a organização não consegue realizar seus objetivos e sua missão em ambientes complexos que mudam seguidamente.
A estratégia precisa ser implementada. O plano, por si só, não faz nada. Por isso, é preciso que a estratégia seja formulada e compreendida por todos/as na organização, e que seja monitorada de forma regular para se aferirem seus efeitos.
Para isso é necessário estimular uma atitude estratégica, que se expressa pela preocupação constante com a análise do contexto, com a visão de médio e longo prazo da organização e com a o monitoramento e avaliação da estratégia formulada. A atitude estratégica busca identificar estratégias emergentes ao longo do processo de implementação, e não apenas zelar pelo cumprimento da estratégia planejada.
Na diocese de Vacaria a Oficina sobre Planejamento Estratégico aconteceu no dia 21/07/07 no município de Sananduva, reunindo 22 pessoas, sendo elas oriundas de cáritas paroquiais, pastorais e movimentos sociais, entidades parceiras e lideranças comunitárias. Quem assessorou esta oficina foi a Secretária da Cáritas Brasileira Regional do RS, Loiva Mara de Oliveira Machado.