Missão!

Minha foto
"Nossa missão é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social."

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fundo Nacional e Diocesano de Solidariedade

Os Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade (FNS e FDS) foram instituídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sua 36ª Assembléia anual, realizada em 1998, com a intenção de fortalecer a coleta da Campanha da Fraternidade (CF), no período da Quaresma.
Desde a sua implantação em 1999, o FNS e os FDS vêm tentando desenvolver uma prática inovadora de ação de solidariedade através do apoio a projetos de enfrentamento à pobreza e à miséria, de promoção e organização dos excluídos e excluídas, de iniciativas de mobilização popular para a superação das causas de exclusão.
O FNS, administrado pela Cáritas Brasileira, é fruto da coleta da CF no Domingo de Ramos. Do total arrecadado, 40% são enviados ao FNS para apoio aos projetos ligados ao tema da CF em vigor; 60% do valor ficam nas dioceses e comunidades locais, administrados pelos FDS no qual este é coordenado pela Cáritas Diocesana.
No ano de 2007 foram aprovados 14 projetos do Fundo Diocesano de Solidariedade em nossa Diocese. Desde a sua implantação em 1999 foram apoiados 86 pequenos projetos.
Você esta convidado a fazer a sua oferta no Domingo de Ramos que neste ano será no dia 16/03/08, ou também as doações podem serem feitas em qualquer época do ano ao FNS pelo Banco do Brasil, ag. 3475-4, c/c: 41.000-4 ou pelo Banco Bradesco, ag. 0484-7, c/c: 66.000-0.
Participe, ser Solidário é Ser Humano!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

> Fraternidade e Defesa da Vida



Neste ano somos convidados pela Campanha da Fraternidade a refletir sobre o tema: Fraternidade e Defesa da Vida, e o lema: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30, 19). A vida tem sido constantemente ameaça por vários fatores os quais tem uma única origem: o ser humano. O ser humano é a grande ameaça a Vida ao, mesmo tempo, é o único capaz de defendê-la das ameaças que ele próprio tem causado. Defender a vida é primordial para a existência humana, pois sem vida ou sem condições para a vida o ser humano não pode existir. Então, ele se vê diante de uma grande escolha: ou escolhe a morte ou escolhe a vida? Se escolhes a morte também morrerás, mas se escolhes a vida também viverás. Contudo, diante dessas alternativas parece ser uma insensatez, uma estupidez, continuar escolhendo a morte e não a vida. Neste sentido, Deus nos indica “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30, 19), porque somente a sua escolha permitirá a continuidade da raça humana. Assim, a humanidade inteira precisa fazer uma única e fundamental escolha pela Vida!
(Eduardo Morello)