Os Movimentos Sociais apoiadores da Agricultura Familiar e Camponesa FETRAF, FETAG e VIA CAMPESINA mobilizaram os agricultores e agricultoras do estado do Rio Grande Do Sul nesses dias 18 e 19 de maio em todo o estado. O assunto em pauta é o "Endividamento da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul". Diversas entidades se somaram a este importante evento buscando fortalecer a luta e reivindicação desta classe tão importante para a sociedade. Na Diocese de Vacaria as mobilizações se concentraram no dia 18 no município de São José do Ouro e no dia 19 em Sananduva. Cerca de 2 mil agricultores estiveram presentes nesses dois dias de mobilização. A Cáritas Diocesana de Vacaria também esteve presente manifestando o seu apoio e solidariedade aos agricultores e agricultoras familiares e representando também a Igreja Diocesana que sempre defendeu e apoiou os Agricultores.
Os agricultores e agricultoras estão reivindicando uma solução adequada ao problema do endividamento e suas consequências, a partir dos seguintes eixos:
Os agricultores e agricultoras estão reivindicando uma solução adequada ao problema do endividamento e suas consequências, a partir dos seguintes eixos:
- Consolidação das dívidas da agricultura familiar em contrato único;
- Repactuação do saldo devedor e alongamento do prazo em até 15 anos para a quitação da dívida;
- Bônus de adimplencia de 30% em todas as parcelas repactuadas;
- Juro Zero;
- Remissão de valores até R$ 12.000,00 por família;
- Individualização das dívidas contraídas em grupo ou por aval solidário;
- Acesso a novos financiamentos.
Isso dará condições a todos quitar suas dívidas, diminuir seu impacto nos próximos anos e dar condições para os agricultores familiares continuarem a produzir alimentos, gerando emprego e desenvolvimento sustentável no campo a nas cidades.