“ Não basta ter sido bom quando se deixa o mundo. É preciso deixar um mundo melhor” Roberto Brecht 1898-1956
Foi iluminado por idéias como esta que a Cáritas Paroquial Santo Expedito e o Movimento de Mulheres trabalhadoras em Defesa da Vida (MMTV) de Santo Expedito do Sul, iniciou este projeto em defesa da vida e teve a brilhante idéia de chamar todas as lideranças locais, inclusive os representantes do Poder Publico para discutir os problemas do Meio Ambiente. Pois diante de tantas crises que afeta nossa sociedade, uma das mais graves é a falta de consciência em relação ao Meio Ambiente. Como não poderia ser diferente fazemos parte deste contexto, onde a mídia tem um grande poder de convencimento, onde tantas propagandas despertam nas pessoas, especialmente nas crianças e jovens o grande desejo de consumir, consumir...
Mesmo com um trabalho que vem sendo desenvolvido na educação, ainda assim o problema do lixo e poluição dos mananciais é um dos graves problemas com que nos deparamos.
Neste encontro contamos com a assessoria da Cáritas Diocesana de Vacaria, pois esta vem apoiando o grupo em outros projetos, neste dia houve várias colocações, muitas sugestões para planejamento durante o ano, porém há necessidade de trabalhos mais urgentes, neste ano como já vinha aproximando a 9ª Romaria de Santo Expedito, decidiu-se dar continuidade a um projeto desenvolvido pelos professores e alunos no 3º ano do Colégio Genoveva Pelisser por ocasião da 8ª Romaria. Este ano o projeto envolveu toda a escola, mas o 3º ano e as escolas municipais realizou o trabalho de campo. Durante o mês de abril foi desenvolvida varias atividades dando enfoque ao do meio Ambiente.
Na semana que antecedeu a 9ª Romaria, os alunos confeccionaram cartazes e faixas, dando enfoque aos cuidados que devemos ter com o meio Ambiente. Os alunos do 3º ano ensino médio mapearam os locais da praça da igreja, estacionamento, colocando lixeiras de plásticos em lugares estratégicos.
No dia da Romaria deram continuidade, fazendo a troca das lixeiras, ou seja, a substituição, os grupos foram assessorados por professoras que coordenavam todos os trabalhos.
Ouvindo muitas pessoas, inclusive romeiras de outras cidades o trabalho teve grande repercussão e foi aprovado pela comunidade, esperamos dar continuidade do mesmo. Na semana do Meio Ambiente as escolas municipais frisaram o tema lixo, confeccionaram cartazes expuseram nos seus murais, ainda no dia 5 foi feito a plantação de mudas de arvores nativas nas escolas.
Pois não somos donos da natureza, somos parte dela, por isso precisamos viver em harmonia com ela, cuidando–a e respeitando-a. Precisamos deixar um mundo melhor para nossos descendentes.
Jandira Foscarini
Secretária do Meio Ambiente de Samto Expedito do Sul